Avançar para o conteúdo principal

KIZOMBA SIM, EU SEMPRE GOSTEI E GOSTO(A HANTE WENE👉CAMARÃO VOCÊ)!!! 



Não passa uma semana que o meu irmão Magus da Siderurgia escreveu um post a pedir referências dum dos álbuns do gênio do zouk Jean Michael Rotin, imediatamente o dj Clax partilhou um screenshot com uma lista enorme de músicas deste monstro, eu tchopelei a boleia, deixei ficar meu e-mail nos comentários e Clax não me "deixou na mao"...enviou-me as músicas....muito obrigado DJ.


 Baixei e me deliciei à beça, senti-me nos anos noventa, e de tanto ouvir o Rotin, recordei-me deste grande álbum que também preencheu muitos momentos da minha adolescência:  BYE BYE NSEX LOVE dos O2 (ex N-Sex love) ...que foi total ou maioritariamente produzido pelo JMR.
Rotin conseguiu mudar por completo a sonoridade dum grupo que estava mesmo a procura de uma nova identidade em todos os sentidos, (quem ouviu N-sex Love e depois ouviu O2 sabe muito bem o que digo) e souberam muito bem investir na pessoa certa pra o efeito.
Sabemos todos que isto deve ter custado os OLHOS DA CARA pra o grupo, mas os angolanos sempre foram ousados, eles não têm preguiça de ir atrás da qualidade e nunca medem esforços pra tal. Não é por acaso que conseguiram erradicar (literalmente) a poderosa música cabo do seu país.

Outra coisa que eu quero realçar neste texto é a QUALIDADE DAS LETRAS neste álbum. Ora eu sou patriota, defendo com unhas e garras a nossa música mas no que concerne à kizomba (em particular), dispo-me de todo meu orgulho e faço a vénia, esses tipos são bastante fortes, dói-me ter que dizer isto mas é verdade, o conteúdo das letras deles é bastante rico, refinado e atemporal.

Este álbum por exemplo, foi gravado em 1999, exactamente 20 anos depois, a sonoridade, o balanço, o liricismo, superam de longe muitos álbuns de kizomba da actualidade, tanto em Moçambique assim como de Angola.
Que fique bem claro uma coisa: não estou aqui a tentar idolatrar os angolanos, aliás até quero sim chamar atenção daqueles moçambicanos que estão cegos de amor pelos artistas angolanos, dizer-lhes que nem todos fazem boa música, nós é que temos a mania de que tudo o que vem de Angola é melhor que aquilo que nós temos aqui... esta teoria está errada, existe muita angolana sem qualidade, que só toca aqui porque os nossos djs e radialistas tem afinidades com os autores, e conseguem impor essas músicas aqui em casa.

Pra terminar, QUERO CONVIDAR ARTISTAS NACIONAIS QUE FAZEM KIZOMBA (sei que não será fácil esta  mensagem chegar até eles, dadas as circunstâncias 👉👉🔯🔯, "entendeste nem😂😂"? mas não custa tentar, quem sabe?) a OUVIREM MAIS ESTES TRABALHOS, E PROCUREM APRENDER, BUSQUEM INSPIRAÇÃO NESTAS MÚSICAS ANTIGAS, HÁ MUITA COISA PRA APROVEITAR LÁ, não fiquem apenas nas Arys, Puto Português e companhia, esses são vossos colegas de carteira, com eles o assunto deve ser competição e não inspiração...a kizomba vem de longe, muitos cotas fizeram este estilo há anos, malta Paulo Flores, Eduardo Paim, Swit, Bidju, Mozpipa, até cota Stuart Sukuma fez kizomba nos times, procurem ouvir músicas desses madalas, o legado está lá, busquem, inovem, actualizem a vossa maneira, LUTEM PRA FAZER MÚSICA DEIXEM DE LUTAR PARA FAZER HITS, os hits batem e passam, como  o próprio nome sugere (HIT) mas as músicas ficam, e quando passam é de uma geração para outra
.
- Porra!! não queria alongar este texto pah! Eu também as vezes... Kkkkk.

👉ATENÇÃO À QUALIDADE LÍRICA NESTAS 4 MÚSICAS DESTE ÁLBUM :
1- Indelével
2- Será diferente
3- Ssono mancero(nosso romance)
4- Tenho valor...

Link pra baixar o álbum abaixo 👇👇
https://musicantiga.com/2016/07/22/o2-bye-bye-nsex-love/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CREDENCIAL ! Esta foi a palavra escolhida pelo rapper PROUD RASO, membro do coletivo KNB pra dar título a sua primeira obra que vem sendo preparada há pouco mais de 3 anos. Credencial é uma EP composta por 5 faixas com temas diversificados mas o amor é o predominante nesta obra, dada a enclinação que o P.R.D tem pra com assuntos do coração. Raso é um rapper com uma capacidade invejável de criação de versos melódicos para coros e uma habilidade de DELIVERY bastante cativante. Nesta EP ele contou com várias participações luxuosas com especial destaque para o não menos conhecido cantor e compositor R&B moçambicano SIFISO. A obra estará  disponível brevemente, em formato digital, e conta com apoios da CD Records, e do seu irmão mais velho ATHOS RASO. Ela levará o selo da KNB MUSIC, um departamento do PROJECTO KNB que visa promover trabalhos individuais e colectivos dos membros deste projecto e não só. Mais notícias sobre esta obra nos próximos dias!
CREDENCIAL! "O RAIO X" DO CORAÇÃO DO PROUD RASO! Conforme prometido na semana finda, a EXTENDED PLAY do rapper PROUD RASO já está disponível pra download, pessoalmente baixei logo as primeiras horas de hoje e desde que o fiz só tirei os auriculares dos meus ouvidos porque preciso manter carga no meu telemóvel até ao final do dia 😂😂😂😂😂. Ousei chamar esta obra por "raio X do Proud" por uma razão: conheço suficientemente este jovem, e ouvindo as músicas desta EP sinto que não viajou nem um pouco na imaginação, ele nos trouxe um pedaço da sua personalidade, a realidade dele está estampada em cada uma das músicas desta obra. Proud é um jovem moderno, que tem rap nas veias, um coração cheio de amor pra dar, amor este que é extensivo, começa pelo sexo oposto, estende-se até ao seu próximo...e pra completar a dose, o seu louvor pelo Senhor dos Céus é mais uma das manifestações do amor, aliás, a mais sagrada... uma qualidade rara em jovens que fazem este estilo d
HIP HOP MOZ IS DOOMED!!!  Este e um daqueles textos que sempre quis escrever, mas sempre exitei por vários motivos, mas hoje resolvi colocar minha cabeça na guilhotina... Dane-se, estou pouco me lixando pra os Doutores, os Mestres e PHDs em HIPHOPologia, aqueles que pensam são donos da razão, os que foram a universidade pra aprender um monte de palavras complicadas, pra exibi-las em em vários fóruns de debate sobre esta cultura, e desta forma limitar, desmotivar e ridicularizar àqueles que por várias razões não chegaram a esses níveis de escolaridade mas são membros deste movimento, e também querem contribuir com ideias e opiniões pra o desenvolvimento da mesma no nosso país.  DJ, MC, BBOY, GRAFFITI, são os quatro elementos principais da cultura hip hop, que duma forma gradual se enquadraram em Moçambique. Em 1993, DJ Zema mix e o Digital MC lançaram um hit que tinha o título "TCHIKIZA", foge me o nome do autor da instrumental mas lembro das letras que o Digital interpr