Avançar para o conteúdo principal

A EVOLUÇÃO DOS AKA's/PSEUDÓNIMOS NA COMUNIDADE HIP HOP MOZ!!!


MAPUTO.
No princípio da década de noventa, os adolescentes e jovens das zonas urbanas e suburbanas de todas as capitais provinciais de Moçambique (em particular) foram "atingidos" por um vírus chamado HIP HOP que infectou seus corações e suas mentes.
O hip hop instalou-se no seio da malta, passou se a ouvir, dançar e vestir hip hop.
Em tão pouco tempo surgiriam vários grupos ...um verdadeiro cenário hip hop nas cidades e subúrbios...começou a emergir e a conquistar vários seguidores.
O MCeeing é e sempre foi o elemento preferencial de quase todos os amantes do hip hop, logo começaram a surgir vários PLAY BACK rappers, esses foram os primeiros a criarem os seus AKA's.
Mas todos aqueles que faziam parte do movimento, mesmo os que não repavam tinham que ter os AKA's, esta era e continua sendo a regra do jogo..
 

Com a forte influência dos americanos, muitos ou quase todos os niggas acabaram se atribuindo AKA's totalmente virados a língua inglesa..
Alguns eram fáceis de pronunciar mas outros heheheheh, outros resistiram ao tempo, outros não, outros viraram verdadeiras marcas. 


O tempo foi passando e aqueles que eram adolescentes viraram jovens e os jovens adultos, uns firmaram suas carreiras nesta arte e cultura de rua e outros ficaram pelo caminho, os mais novos aderiram o movimento e começam a dar seus primeiros passos...
Os nomes dos mais velhos que iam se firmando nesta área começam a sofrer alterações, em algum momento, os niggas começam a aportuguesar os seu nomes, e torná-los mais acessíveis, facilmente pronunciaveis e artisticamente  significativos..
 
FOI UMA GRANDE REVOLUÇÃO esta, imaginem se os rappers continuassem a aderir pseudónimos em inglês até hoje, ..... não vale nem sonhar os nomes que teríamos  no circuito HIP HOP... Kkkkkkk

Eu vou deixar alguns nomes que me marcaram ao longo dos anos, são nomes revolucionários  que vão ficar guardados no meu coração para sempre, e quero antecipadamente dizer esses são nomes que me vêem a memória, aqueles que não forem mencionados não se sintam excluídos, não é possível me recordar de todos.

1.CLÁSSICOS : (o tempo não mudou e nunca mudará esses nomes)
- Zito Doggy Style
-Zito Face
-Malache
-Zema
-Digital MC
-Eduardo PM
-Gina Pepa
-Ennospeck
-Baba x
-P Underground
-K Real
-TutaFex
-Kenny Sites.
-Flash
-Cejop
-Nero Vil
-Fresh Ginno
-Sipa
-Denny OG
-Ell Puto
-Dice
-Epodez
-Dinamite
-Rippa
-Magus
-Mega Jr
-G Fly
-S Gee
-Duas Caras
-Billy Ray

2.REVOLUCIONÁRIOS (nomes que mudaram e inspiraram muitos)

Lil Brother H               -Face Oculta- Hélder Lionel
 H.O - Lenço Azul     - Islo H
Scam                            - DJ Leopardo
Dopest G style           - Doppaz
Big Next the Simba - Simba
Pappa G                      - Begger
RP Muleque               - Idónio
Nito MC'sa                  -Don MC'saleen
Legacy                         -Sombra Negra
Stupid Man                 -100 Paus
King Fu                         -Chiquito
K. Crock                       -Ivandro

3.AFRO-CLÁSSICOS (africanos e imutáveis)
- DingyZwayu
-Mbenga Mc
-Mukupuya
-Ntsua
-Sugaya
-Escudo
-Azagaia
-Xivuka Nduku

4.URBANOS (significativos )
-Mente Negra
-Fonte Genérico
-Arquivo Vivo
-Massa Cinzenta
-Matador Inocente
-Bala de Prata
-Homoplata
-Cloro
-Neurotoxina
-Caos
-Visonico
-Órbita
-Carbono
-Clássico
-Daltónico
-Dama do Bling
-Terabyte Espadachim
-Professor Analfabeto

4.1AUTOCONFIANTES (auto estima)
Hot  Skills
Proud
Sick Brain

5.SATÂNICOS :
Dracula
Sodoma
Devil Drain
Hell Soldiers
Kadabra MC
7 Cruzes

6.NOVAS TENDÊNCIAS CLÁSSICAS:
Bander
Lay Low
Leokid
Zaggalote
Kalashnikov
Filady

6 #REAIS (nomes  oficiais que viraram AKA's)
*Fat Lara
*Hernani
*Iveth
* Hélder Lionel
*Dilon
*Chikito

Enfim, são tantos nomes que estão e sempre estarão registados na minha memória, são  nomes que na minha opinião deviam servir de referência pra os mais novos assim que acharem que estão prontos pra entrar neste mundo, pra não correrem risco de escolherem  pseudónimos ridículos e nocivos à cultura.

NB: A selecção dos nomes foi feita de acordo com os títulos atribuídos a cada grupo, mas a sequência não obedece a nenhum critério.

Não consultei a nenhum dos artistas pra esta minha selecção, foi mais um daqueles meus atrevimentos bem intencionados,todavia, qualquer um que se sinta desconfortável com o seu nome aqui, pode me contactar pelo inbox e retirá-lo-ei logo em seguida (se for este o caso ).

#JuntosSomosMaisFortes

AG'sa Waka Siderurgia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CREDENCIAL ! Esta foi a palavra escolhida pelo rapper PROUD RASO, membro do coletivo KNB pra dar título a sua primeira obra que vem sendo preparada há pouco mais de 3 anos. Credencial é uma EP composta por 5 faixas com temas diversificados mas o amor é o predominante nesta obra, dada a enclinação que o P.R.D tem pra com assuntos do coração. Raso é um rapper com uma capacidade invejável de criação de versos melódicos para coros e uma habilidade de DELIVERY bastante cativante. Nesta EP ele contou com várias participações luxuosas com especial destaque para o não menos conhecido cantor e compositor R&B moçambicano SIFISO. A obra estará  disponível brevemente, em formato digital, e conta com apoios da CD Records, e do seu irmão mais velho ATHOS RASO. Ela levará o selo da KNB MUSIC, um departamento do PROJECTO KNB que visa promover trabalhos individuais e colectivos dos membros deste projecto e não só. Mais notícias sobre esta obra nos próximos dias!
CREDENCIAL! "O RAIO X" DO CORAÇÃO DO PROUD RASO! Conforme prometido na semana finda, a EXTENDED PLAY do rapper PROUD RASO já está disponível pra download, pessoalmente baixei logo as primeiras horas de hoje e desde que o fiz só tirei os auriculares dos meus ouvidos porque preciso manter carga no meu telemóvel até ao final do dia 😂😂😂😂😂. Ousei chamar esta obra por "raio X do Proud" por uma razão: conheço suficientemente este jovem, e ouvindo as músicas desta EP sinto que não viajou nem um pouco na imaginação, ele nos trouxe um pedaço da sua personalidade, a realidade dele está estampada em cada uma das músicas desta obra. Proud é um jovem moderno, que tem rap nas veias, um coração cheio de amor pra dar, amor este que é extensivo, começa pelo sexo oposto, estende-se até ao seu próximo...e pra completar a dose, o seu louvor pelo Senhor dos Céus é mais uma das manifestações do amor, aliás, a mais sagrada... uma qualidade rara em jovens que fazem este estilo d
HIP HOP MOZ IS DOOMED!!!  Este e um daqueles textos que sempre quis escrever, mas sempre exitei por vários motivos, mas hoje resolvi colocar minha cabeça na guilhotina... Dane-se, estou pouco me lixando pra os Doutores, os Mestres e PHDs em HIPHOPologia, aqueles que pensam são donos da razão, os que foram a universidade pra aprender um monte de palavras complicadas, pra exibi-las em em vários fóruns de debate sobre esta cultura, e desta forma limitar, desmotivar e ridicularizar àqueles que por várias razões não chegaram a esses níveis de escolaridade mas são membros deste movimento, e também querem contribuir com ideias e opiniões pra o desenvolvimento da mesma no nosso país.  DJ, MC, BBOY, GRAFFITI, são os quatro elementos principais da cultura hip hop, que duma forma gradual se enquadraram em Moçambique. Em 1993, DJ Zema mix e o Digital MC lançaram um hit que tinha o título "TCHIKIZA", foge me o nome do autor da instrumental mas lembro das letras que o Digital interpr