Avançar para o conteúdo principal

MOZ BATTLE, BATALHA DOS CAMPEÕES.

Uma das menos felizes se não a menos feliz de todas as edições desta fantástica iniciativa aconteceu no último sábado no complexo Mbuva. 


Ora, eu até tentei ficar indiferente, tentei deixar passar, tentei ficar no silêncio, zweee tititi... mas a minha consciência não me deixa sossegado, por esse motivo eu vou aqui falar um pouco do último show dos donos do slogan (we got money, none can f*** with us).


Desde que começou o MOZBATTLE, sempre dei meu suporte, de todas as formas pra mim possíveis, e graças a Deus nunca me decepcionei.
Este projecto foi bem concebido, é uma coisa que estava a faltar no seio do movimento hip hop nacional, e por esta razão o meu, seu e nosso suportes devem ser fortes e contínuos.
Bem, no último sábado, como já é habitual da minha parte, fui ao MBUVA pra ver mais uma edição, na esperança de me divertir e soltar algumas gargalhadas em reacção aos golpes verbais desferidos pelos gladiadores. Neste aspecto eu fui feliz, aliás todos nós que fomos com esta intenção, fomos felizes, porque os gladiadores do MB estão num processo de evolução constante, e por isso mesmo o desempenho deles sempre surpreende pela positiva a qualquer apreciador desta guerra de palavras...por esta razão quero parabenizar uma vez mais a todos os gladiadores desta liga, por nunca pararem de trabalhar pra se auto-superarem em cada edição, e também aos organizadores por trabalharem arduamente pra trazer uma certa regularidade deste evento, o que obriga cada gladiador a manter a sua espada afiada e armadura pronta, e cada espectador com uma vontade ardente de se fazer pontualmente às "bancadas da arena".

A última edição do MOZBATTLE teve vários aspectos positivos, desde a sua estruturação, organização, pontualidade, cumprimento de agenda é aderência por parte do público, foi bom ver acontecer quase tudo o que foi agendado,  digo " quase tudo" porque o famoso POLE DANCE desta vez não aconteceu.
Outra coisa que não passou despercebida foi à ausência do corpo do júri habitual, e em substituição tivemos duas figuras novas no cenário MOZ BATTLE, mas bastante consistentes e incontornáveis no cenário hip hip Moz, que fizeram parte do novo júri,  falo dos ilustres EDGAR BARRROSO e EDDY LUMASAI. Eles foram convidados a juntarem-se ao ilustre e residente membro de júri FEX CAIADO, e juntos fizeram deliberações justas e conscientes.

Agora a coisa que manchou pela negativa aquela edição do MB tem a ver com aspectos técnicos.
 O MBUVA é uma das casas a nível  da capital que possuem um excelente sistema de som pra qualquer evento à dimensão da sua sala, pessoalmente já estive ali várias vezes, e em diferentes eventos, e o som sempre foi impecável, aliás eu lembro-me duma conversa descontraída que tive com SIPPA em que elogiavamos o som daquela casa. Ora neste último sábado, eu e SIPPA quase que engolimos aqueles elogios...quando aqueles microfones com fios, iguais aos que usávamos em palcos humildes dos anos 90, (naquela altura que não imaginávamos que um dia teríamos microfones sem fio) ficavam completamente mudos em plena batalha, e nos faziam recuar 20 anos pra visitar a parte mais triste da história do nosso hip hop.
MENTE NEGRA teve que recorrer à palmadinhas sobre aquela parte superior  do micro, pra ver se conseguiam trazê-lo a fala, mas, nada.....o problema não se resolvia com rapidez, e mesmo quando se conseguia alguma solução, era momentânea. Por vezes o show ficava interrompido por 5 a 10 minutos, e em certos casos sem nem uma música pra fazer a sala, ficava-se num total silêncio.
Eu vou tirar meu chapéu em primeiro lugar aos gladiadores por terem sido serenos, eles conseguiram  manter seus fios de pensamento,  mesmo naquelas circunstâncias, eles não perderam foco em nenhum dos tantos momentos de MUTE MICS.  Um props também ao MENTE, que,  mesmo com a visível cara de descontentamento que ostentou desde o primeiro momento em que as falhas começaram, ele soube controlar seus ânimos e foi gerindo aquela situação.
Quero parabenizar ao público presente, soube estar, compreendeu a situação, e ficou lá até o último momento do show.
Meu outro chapéu vai para o colectivo LBDanos, que, mesmo tendo notado os problemas dos microfones, honrou com o compromisso, subiu ao palco e fez uso de todo seu tempo concedido. Aquilo chama-se PROFISSIONALISMO.

Enfim, é isto que me interessa dizer sobre o último MB, ahã sim, não posso deixar de dizer o seguinte: fiquei receoso em escrever algo sobre este show como tenho feito com alguma frequência, pra falar a verdade eu não teria escrito nada, pois não queria ser portador de más notícias, pior tratando-se dum evento que sempre elogiei e dei meu suporte. Não por covardia mas sim por cortesia, o post humildade e maduro que o MENTE NEGRA fez há dois  dias é que me deu segurança e conforto.

Juntos somos mais fortes.!!!
AG'sa WAKA SIDERURGIA.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CREDENCIAL ! Esta foi a palavra escolhida pelo rapper PROUD RASO, membro do coletivo KNB pra dar título a sua primeira obra que vem sendo preparada há pouco mais de 3 anos. Credencial é uma EP composta por 5 faixas com temas diversificados mas o amor é o predominante nesta obra, dada a enclinação que o P.R.D tem pra com assuntos do coração. Raso é um rapper com uma capacidade invejável de criação de versos melódicos para coros e uma habilidade de DELIVERY bastante cativante. Nesta EP ele contou com várias participações luxuosas com especial destaque para o não menos conhecido cantor e compositor R&B moçambicano SIFISO. A obra estará  disponível brevemente, em formato digital, e conta com apoios da CD Records, e do seu irmão mais velho ATHOS RASO. Ela levará o selo da KNB MUSIC, um departamento do PROJECTO KNB que visa promover trabalhos individuais e colectivos dos membros deste projecto e não só. Mais notícias sobre esta obra nos próximos dias!
CREDENCIAL! "O RAIO X" DO CORAÇÃO DO PROUD RASO! Conforme prometido na semana finda, a EXTENDED PLAY do rapper PROUD RASO já está disponível pra download, pessoalmente baixei logo as primeiras horas de hoje e desde que o fiz só tirei os auriculares dos meus ouvidos porque preciso manter carga no meu telemóvel até ao final do dia 😂😂😂😂😂. Ousei chamar esta obra por "raio X do Proud" por uma razão: conheço suficientemente este jovem, e ouvindo as músicas desta EP sinto que não viajou nem um pouco na imaginação, ele nos trouxe um pedaço da sua personalidade, a realidade dele está estampada em cada uma das músicas desta obra. Proud é um jovem moderno, que tem rap nas veias, um coração cheio de amor pra dar, amor este que é extensivo, começa pelo sexo oposto, estende-se até ao seu próximo...e pra completar a dose, o seu louvor pelo Senhor dos Céus é mais uma das manifestações do amor, aliás, a mais sagrada... uma qualidade rara em jovens que fazem este estilo d
HIP HOP MOZ IS DOOMED!!!  Este e um daqueles textos que sempre quis escrever, mas sempre exitei por vários motivos, mas hoje resolvi colocar minha cabeça na guilhotina... Dane-se, estou pouco me lixando pra os Doutores, os Mestres e PHDs em HIPHOPologia, aqueles que pensam são donos da razão, os que foram a universidade pra aprender um monte de palavras complicadas, pra exibi-las em em vários fóruns de debate sobre esta cultura, e desta forma limitar, desmotivar e ridicularizar àqueles que por várias razões não chegaram a esses níveis de escolaridade mas são membros deste movimento, e também querem contribuir com ideias e opiniões pra o desenvolvimento da mesma no nosso país.  DJ, MC, BBOY, GRAFFITI, são os quatro elementos principais da cultura hip hop, que duma forma gradual se enquadraram em Moçambique. Em 1993, DJ Zema mix e o Digital MC lançaram um hit que tinha o título "TCHIKIZA", foge me o nome do autor da instrumental mas lembro das letras que o Digital interpr